Seja bem-vindo
,08/09/2024

  • A +
  • A -

Irregularidade das chuvas nos próximos meses


 Irregularidade das chuvas nos próximos meses

Por: Luciano Alegre


Olá amigos, aqui Luciano Alegre para o nosso momento AgroFinanceiro de hoje.


A safra de 2024/25 no Brasil terá um clima favorável, conforme indicam as projeções meteorológicas do agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima. No entanto, ele alerta para a irregularidade das chuvas nos próximos meses, o que pode atrasar o plantio, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no MATOPIBA.

Segundo a previsão, a segunda quinzena de junho terá chuvas intensas na faixa litorânea do Nordeste, no extremo norte da região Norte e na região Sul do país. Já nos estados do Centro-Oeste e na maior parte da região Sudeste, com exceção das regiões sul e leste de São Paulo e das faixas litorâneas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o clima permanecerá seco até agosto. “Somente em setembro as chuvas devem voltar à parte central do Brasil, mas o volume ainda será baixo. A precipitação só será significativa nesta região na segunda quinzena de outubro, permitindo o plantio”, destaca o especialista.

Nas próximas duas semanas, a previsão meteorológica aponta chuvas mais expressivas no Sul, em todo o litoral do Nordeste e no extremo Norte do Brasil. Na região central, o tempo será extremamente seco, com grande amplitude térmica.

Os pontos de atenção ao calor incluem o interior de São Paulo e municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, onde as temperaturas devem variar entre 35 e 38 graus. A massa de ar seco estará mais concentrada fora do país, especialmente na Bolívia e Paraguai.

Neste ano, a previsão meteorológica aponta a ocorrência do fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico. A expectativa é que esse evento seja de intensidade baixa a moderada, com sua formação iniciando durante o inverno no hemisfério sul e atingindo seu auge entre outubro e novembro, já na primavera. De acordo com os institutos de meteorologia, a La Niña deve perder força durante o verão de 2025. 

Muito cuidado no estado do Tocantins, onde já tivemos problemas na colheita de soja em virtude do excesso de chuva durante o período de colheita. Atenção ao planejamento.

Olhando para o clima americano, há um incremento de preço da soja no mercado americano, em virtude do USDA ter cortado de 72% para 70% o índice de lavouras em boas ou excelentes condições. 

Vamos ficar atentos as comercializações de soja para a safra 24/25, poderão surgir boas oportunidades de negócio. Fique atento a sua margem de rentabilidade na hora de fechar os negócios.

Pense nisso e até o nosso próximo momento AgroFinanceiro. Quem quiser, nos acompanhar nas redes sociais, é só seguir o @olucianoalegre no Instagram. 

Até mais...


*Luciano dos Santos Alegre, Engenheiro Agrônomo e especialista em finanças, consultor para empresas rurais em todo o Brasil com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.