Seja bem-vindo
,08/09/2024

  • A +
  • A -

Por que não copiamos a Farm Act?


Por que não copiamos a Farm Act?

*Por Antônio Reche


Olá!

Nem tudo que é bom para os Estados Unidos da América do Norte é bom para o Brasil. Isso é verdade, mas algumas coisas poderiam ser copiadas, por exemplo, a Farm Act, a lei agrícola norte americana.

As regras para os negócios rurais por lá valem por 5 anos. É uma espécie de plano safra com validade maior. Isso dá um prazo mais longo para o produtor se organizar e oferece previsibilidade, sem falar de segurança.

Por outro lado, a lei é feita sem pressa. Todos os pontos são discutidos à exaustão, para atender as necessidades reais de cada setor do grande negócio, que é o verdadeiro agribusiness daquele país. Tudo é elaborado com critério e organização e o seu lançamento nunca atrasa. 

Já por aqui a coisa é bem diferente, como os produtores estão vendo nesses dias. A ex-ministra e hoje senadora Tereza Cristina tentou emplacar um plano safra

que valesse por dois anos, mas fracassou. Nem dois, que dirá cinco anos. Fato é, que o governo federal, ainda não concluiu o plano para 2024/25. Adiou o lançamento,

provocando inúmeras queixas das entidades do setor, explicando as consequências para a nova safra que começará a ser plantada em setembro. Aqui é assim.


*Antônio Reche é jornalista, apresentador do Programa Mercado Futuro. Especializou-se em temas econômicos, acompanhamento das principais bolsas do mundo. Está presente no Youtube no canal @mercadofuturo.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.