Seja bem-vindo
,16/09/2024

  • A +
  • A -

A relação de troca de grãos por tonelada de fertilizante


A relação de troca de grãos por tonelada de fertilizante

Por: Luciano dos Santos Alegre


Olá amigos, aqui Luciano Alegre para o nosso Momento AgroFinanceiro de hoje.


Ter indicadores chave para a gestão de negócios no agro é uma necessidade, já falamos isso aqui neste espaço há muito tempo. Mas a questão hoje é, que indicadores podem ser?

Hoje vamos falar de um destes indicadores, a relação de troca de grãos por tonelada de fertilizante. Basicamente de fontes fósforo (MAP) e potássio (KCl). 

Quantos sacos de soja ou de milho eu preciso para comprar uma tonelada de fertilizante?

Quando se fala de KCl, na soja, o indicador médio é em torno de 16 a 20 sacos por tonelada. Essa relação de troca teve um pico na safra 22/23, chegando próximo dos 40 sacos de soja por tonelada.

Já para o MAP a relação de troca para a soja muda um pouco, sendo a média em torno de 20 a 23 sacos por tonelada. Também na safra 22/23, a relação ultrapassou os 40 sacos por tonelada.

Vale lembrar que esta relação tem por base o porto de Paranaguá, e obviamente há a necessidade de se calcular o preço de paridade até ele chegar na sua fazenda. Fique atento à logística.

Já para o milho, a conversa pode ficar um pouco mais demorada, haja visto que o comportamento é quase um eletrocardiograma ao longo do ano, depende de outras matérias primas como ureia e sulfato de amônio. Iríamos tomar muito espaço hoje, mas voltaremos à discussão em outro momento.

Quantos sacos por tonelada de soja ou de milho o seu negócio está pagando e quanto ele suporta pagar tendo margem saudável? Qual margem é saudável para a sua fazenda? Quantos sacos por hectare o seu vizinho ou a média dos seus vizinhos estão utilizando? Eles gastam menos e/ou são mais eficientes? Ou ainda, você pode ser o vizinho a ser tido como exemplo?

A adubação de um sistema produtivo pode representar mais de 60% do total desembolsado no ano, precisamos falar de eficiência técnica e financeira das adubações.

Ah, e ainda não falamos da relação de troca de arroba de boi por fertilizantes em lavouras de carne ou da relação de arroba de boi por soja ou milho. 

Que outros indicadores são importantes para a gestão do seu negócio?

Pense nisso e até o nosso próximo Momento AgroFinanceiro. Quem quiser, nos acompanhar nas redes sociais, é só seguir o @olucianoalegre no Instagram. 

Até mais...


*Luciano dos Santos Alegre, Engenheiro Agrônomo e especialista em finanças, consultor para empresas rurais em todo o Brasil com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.