Seja bem-vindo
,16/09/2024

  • A +
  • A -

O Brasil precisa evoluir no Seguro Agrícola


O Brasil precisa evoluir no Seguro Agrícola

Por: Luciano dos Santos Alegre


Olá amigos, aqui Luciano Alegre para o nosso momento AgroFinanceiro de hoje.


Amigo empresário rural, você pode compartilhar determinados riscos de sua produção com alguém, a seguradora.

Recentemente estive com um grupo de advogados e representantes de empresas ligadas ao setor de seguros e como bem se sabe, o Rio Grande do Sul foi recorde de indenizações de seguros neste ano. Nesse sentido, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) promoveu na Expointer (feira agropecuária do Rio Grande do Sul) um debate com tema centrado na exposição de riscos do setor agropecuário.

Os estados do Centro-oeste estão entre aqueles que menos contratam seguro agrícola, isso em virtude de certa estabilidade produtiva de maneira geral. Porém, na última safra observamos alguns contratempos em determinadas regiões, neste sentido, compartilhar determinados riscos pode fazer total sentido.

Seguro agrícola ainda é um tema controverso e polêmico, isso em virtude de alguns problemas na indenização e, principalmente, no cumprimento dos requisitos para acionar a seguradora.

Nosso país ainda pode evoluir muito quando se fala de seguro rural, basta observarmos alguns países onde isso já é muito consolidado e com regras muito claras, tanto para o segurado quanto para a seguradora.

Enquanto isso não acontece, busque auxílio de um profissional de confiança, o qual possa esclarecer exatamente as cláusulas da apólice e se o que está ali segurado faz sentido para seu negócio, assim como, trace cenários infortúnios para os acontecimentos e se estão cobertos ou não. Às vezes precisamos ser um pouco pessimistas com o que pode acontecer.

A barreira do custo do seguro pode ser um ponto a ser superado, assim como a cobertura do seguro, sempre verifique a viabilidade junto ao seu negócio. Nem sempre o que acontece no vizinho se acerta para a sua realidade, adaptações podem ser feitas, já existe seguro paramétrico, o qual possui uma cobertura, digamos que mais personalizada.

Pense nos riscos de seu negócio e até que ponto você consegue aguentar sozinho. Lembre-se, compartilhar riscos pode te levar mais longe.

Pense nisso e até o nosso próximo momento AgroFinanceiro. Quem quiser, nos acompanhar nas redes sociais, é só seguir o @olucianoalegre no Instagram. 

Até mais...


*Luciano dos Santos Alegre, Engenheiro Agrônomo e especialista em finanças, consultor para empresas rurais em todo o Brasil com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.