Seja bem-vindo
,19/09/2024

  • A +
  • A -

Embrapa promove capacitação técnica em Campo Grande

Embrapa promove cursos de capacitação em Campo Grande, abordando genética animal, integração lavoura-pecuária-floresta e manejo de pragas em pastagens.


Embrapa promove capacitação técnica em Campo Grande

Nos próximos meses, a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), oferecerá uma série de cursos voltados à capacitação de profissionais, técnicos e acadêmicos do setor agropecuário. Os treinamentos, com datas programadas para outubro e novembro, terão como foco o melhoramento genético animal, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e o manejo fitossanitário de pastagens.

Entre os dias 16 e 18 de outubro, acontece o curso de Melhoramento Genético Animal, em parceria com a Geneplus Consultoria. A capacitação será ministrada por especialistas da Embrapa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa Embrapa Geneplus. O curso oferecerá um conteúdo prático e atualizado, utilizando as mais modernas tecnologias aplicadas à seleção genética. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre provas de desempenho, seleção de múltiplas características, e ferramentas genômicas, além de acompanhar avaliações diretas nos animais.

Segundo Gilberto Menezes, especialista da Embrapa Gado de Corte, o diferencial deste ano é a aplicação prática dos conceitos. "O curso foi desenvolvido para que os participantes compreendam como implementar um projeto de melhoramento genético diretamente na fazenda", comenta.

Na sequência, entre os dias 22 e 24 de outubro, a Embrapa promoverá a 9ª edição do Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Após um hiato desde 2019, o curso retorna com novos palestrantes e dados atualizados sobre sistemas integrados, incluindo carne carbono neutro e o estoque de carbono em sistemas silvipastoris. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades práticas em campos experimentais que integram componentes florestais, forrageiros e animais.

Valdemir Laura, pesquisador e coordenador do curso, destaca a importância da atualização dos conteúdos. "Para quem já fez o curso, é uma chance de reciclar conhecimentos; para novos participantes, é a oportunidade de se familiarizar com práticas inovadoras", afirma.

Já em novembro, nos dias 12 e 13, será realizado o primeiro Curso de Pragas, Doenças e Plantas Invasoras em Pastagens. Coordenado pela entomologista Fabrícia Torres, o treinamento busca atender à crescente demanda do setor produtivo por informações sobre problemas fitossanitários em pastagens. O curso inclui palestras de especialistas da Embrapa e de universidades parceiras, com foco em estratégias de controle de pragas e manejo de doenças e plantas invasoras.

Todos os cursos terão vagas limitadas e são abertos a profissionais e estudantes, com informações disponíveis no site da Embrapa Gado de Corte.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.