Seja bem-vindo
,18/10/2024

  • A +
  • A -

Mercado de boi gordo ganha nova referência com Indicador DATAGRO

A B3 adota o Indicador do Boi DATAGRO para liquidar contratos futuros de pecuária, reforçando a transparência e alinhamento com o mercado.


Mercado de boi gordo ganha nova referência com Indicador DATAGRO

A partir de 8 de outubro, a B3, Bolsa de Valores do Brasil, passa a utilizar o Indicador do Boi DATAGRO como referência para a liquidação de contratos futuros de pecuária. A medida foi aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e será implementada nos contratos com vencimento a partir de fevereiro de 2025.

O Indicador do Boi DATAGRO, criado em 2019, reflete uma amostra significativa do mercado, abrangendo mais de 60% do abate nacional de bovinos. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de fornecer uma referência de preço precisa e alinhada às realidades do mercado de boi gordo no Brasil. "É uma ferramenta transparente e independente, que consegue refletir, de maneira assertiva, a realidade do mercado", afirma João Otávio Figueiredo, head de Pecuária da DATAGRO.

A amostra de dados inclui informações fornecidas por milhares de pecuaristas, entre eles os maiores confinamentos do país, além de indústrias frigoríficas que atuam nas principais praças de comercialização de bovinos. O processo de coleta de dados segue uma metodologia rigorosa, que é revisada e auditada periodicamente por especialistas da DATAGRO.

O novo indicador traz segurança para o mercado, proporcionando uma base de preços consistente para a negociação de contratos futuros, além de auxiliar na gestão de riscos. O volume de contratos de boi gordo negociados na B3 praticamente triplicou entre 2018 e 2024, e a participação de pessoas físicas nos investimentos aumentou consideravelmente, respondendo atualmente por 45% dos investidores. "A escolha do indicador é fundamental para fomentar a negociação dos ativos e gerenciar riscos", explica Marielle Brugnari, head de produtos de commodities da B3.

Além de fornecer uma base sólida para as negociações, o Indicador do Boi DATAGRO também fortalece o diálogo entre todos os elos da cadeia produtiva, desde pecuaristas até frigoríficos, com a DATAGRO desempenhando um papel central na coleta, armazenamento, distribuição e auditoria das informações.

Os dados são coletados de forma detalhada e envolvem o número de animais, preços da arroba, datas de negociação e abate, prazos de pagamento e estados de origem e destino dos bovinos. "A equipe DATAGRO trabalha continuamente para aprimorar a precisão e eficiência das operações, garantindo maior confiança ao mercado", destaca Figueiredo.

A parceria entre a B3 e a DATAGRO reforça o compromisso das instituições em promover a transparência e a eficiência no mercado de pecuária, ao mesmo tempo em que oferece uma referência sólida e confiável para os investidores.

Com mais de quatro décadas de atuação, a DATAGRO se destaca como uma das principais consultorias do setor agrícola, com presença global e expertise em análise de mercados, clima e produção agropecuária. Ao oferecer uma plataforma de informações detalhadas e auditadas, a consultoria contribui para a tomada de decisões estratégicas no Brasil e em mais de 50 países.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.