Seja bem-vindo
,18/10/2024

  • A +
  • A -

2ª Edição dos Diálogos Boi na Linha aborda desafios e desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso

Evento em Cuiabá reunirá grandes nomes da pecuária para discutir rastreabilidade, sustentabilidade e desafios da cadeia produtiva em Mato Grosso.

Fonte: Imaflora
2ª Edição dos Diálogos Boi na Linha aborda desafios e desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso

No dia 23 de outubro, a cidade de Cuiabá será palco da segunda edição dos Diálogos Boi na Linha, evento gratuito que reunirá grandes nomes da pecuária mato-grossense para discutir caminhos que promovam o desenvolvimento sustentável da atividade no estado. Organizado pelo Imaflora, o encontro será realizado no Cenarium Rural e terá como foco o fortalecimento da legalidade, da rastreabilidade e da responsabilidade socioambiental na pecuária.

O evento faz parte do Programa Boi na Linha, uma iniciativa voltada a garantir maior transparência e inclusão social na cadeia produtiva da bovinocultura, especialmente na Amazônia Legal. Lisandro Inakake de Souza, gerente de Projetos do Imaflora, destacou a relevância do encontro para o setor: "A segunda edição dos Diálogos Boi na Linha busca reunir diferentes atores para identificar os desafios da pecuária e propor soluções que promovam um desenvolvimento responsável e inclusivo em Mato Grosso."

Entre os temas a serem discutidos, está o avanço da rastreabilidade da carne mato-grossense, que vem ganhando destaque com o protocolo Passaporte Verde. Esse mecanismo assegura que a produção cumpra os requisitos socioambientais desde o nascimento dos animais até o abate, garantindo maior valor agregado e acesso a novos mercados. Outra pauta relevante do evento é o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), que tem como objetivo auxiliar produtores a regularizar suas propriedades, especialmente em relação ao desmatamento ilegal.

Além de abordar as soluções práticas para os desafios da cadeia produtiva, o evento dará destaque às iniciativas que já estão em vigor no estado e que visam promover a sustentabilidade da atividade. “Vamos reunir os principais protagonistas da pecuária para discutir temas como a rastreabilidade, a reinserção de produtores e o futuro da pecuária mato-grossense", explicou Lisandro.

Presença de grandes nomes do setor

A programação contará com a participação de especialistas e representantes de diversas instituições e empresas que desempenham papel fundamental na cadeia produtiva. Entre os confirmados, estão o Procurador da República Dr. Rafael da Silva Rocha, o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Tadeu Paulo Bellincanta, a representante da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Andrea Perez, e o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi.

Oportunidade para produtores

O evento também será uma oportunidade para produtores, indústrias e instituições debaterem sobre como fortalecer a pecuária mato-grossense de forma a integrar práticas sustentáveis, acessar novos mercados e aumentar a competitividade da carne produzida no estado. Paula Queiroz, diretora executiva do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), e Francisco Castro, presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, também farão parte das discussões que visam traçar um panorama atualizado da atividade no estado.

Para participar do evento, os interessados podem se inscrever gratuitamente através de um formulário online.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.