Seja bem-vindo
,22/12/2024

  • A +
  • A -

Manejo adequado melhora produtividade em bovinos

Método Cowsignals, que avalia seis parâmetros-chave, ganha espaço no Brasil e melhora o manejo de bovinos leiteiros ao unir ciência e observação prática.


Manejo adequado melhora produtividade em bovinos

A metodologia Cowsignals (Sinais da Vaca), criada na Holanda, vem oferecendo uma nova abordagem no manejo de bovinos leiteiros no Brasil ao unir observação prática com parâmetros científicos. Baseado em seis pilares — espaço, ventilação, iluminação, alimentação, água e conforto —, o método tem como objetivo melhorar o bem-estar animal e a produtividade. A metodologia foi tema de palestra apresentada por Wiliam Tabchoury, engenheiro agrônomo e gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal, durante o XIII Encontro da Bovinocultura de Corte, promovido pela Fealq, da ESALQ-USP.

“O manejo e o meio ambiente são responsáveis por cerca de 70 a 75% da performance animal, enquanto a genética contribui com 25 a 30%", explica Wiliam Tabchoury. Segundo ele, a análise científica permite identificar falhas no manejo e no ambiente que impactam diretamente a saúde e a produtividade dos animais. “Aspectos como alimentação adequada, oferta de água, espaço, conforto, higiene e sanidade são avaliados de forma integrada”, complementa.

Um dos principais diferenciais do método Cowsignals é a capacidade de identificar sinais emitidos pelos animais que indicam sua condição geral. O estado de enchimento ruminal, por exemplo, revela se o animal se alimentou adequadamente nas últimas 24 horas. “A caixa torácica cheia indica boa alimentação na última semana, enquanto o escore corporal adequado reflete nutrição consistente nos últimos 30 a 60 dias”, detalha Tabchoury. Outros sinais incluem claudicação, presença de lesões, higiene do animal e comportamento, como o tempo em que passa deitado.

Esses parâmetros, segundo o gerente, fornecem informações precisas para ajustes no manejo e no ambiente. “A metodologia ajuda os animais a expressarem seu máximo potencial produtivo. A combinação entre ciência e práticas de manejo é capaz de transformar a pecuária, promovendo maior eficiência e sustentabilidade na produção de leite”, afirma Tabchoury.

Durante o evento, a Auster Nutrição Animal, empresa reconhecida pelo trabalho com bovinos, também apresentou soluções que integram tecnologias e manejo adequado. Produtos voltados para bovinos de leite e corte foram destacados, incluindo especialidades lácteas, energéticas e núcleos minerais e vitamínicos.

Com a crescente adoção do Cowsignals no Brasil, a técnica vem ganhando relevância entre produtores que buscam melhorar a produtividade por meio do bem-estar animal e do uso eficiente dos recursos.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.