Seja bem-vindo
,22/12/2024

  • A +
  • A -

Brasil discute rastreabilidade e desmatamento em eventos globais

A Amigos da Terra - Amazônia Brasileira participou de eventos internacionais para apresentar avanços na rastreabilidade da carne e discutir práticas sustentáveis no setor agropecuário.


Brasil discute rastreabilidade e desmatamento em eventos globais

A organização não governamental Amigos da Terra - Amazônia Brasileira (AdT) esteve presente na COP16 de Biodiversidade, realizada em Cali, na Colômbia, entre 21 de outubro e 1º de novembro, e na COP29, que ocorreu em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. Em ambos os eventos, foram discutidos temas relacionados à sustentabilidade no agronegócio, com foco na rastreabilidade de produtos e na adoção de práticas que reduzam o impacto ambiental.

Pedro Burnier, diretor do Programa de Cadeias Agropecuárias da AdT, explicou que a participação na COP16 foi uma oportunidade para apresentar o projeto de rastreabilidade individual no Pará. “O projeto serve como modelo para atender às diretrizes europeias do Regulamento de Deforestação (EUDR) e apoia o programa estadual do Pará nesse esforço”, afirmou Burnier.

Já na COP29, Burnier participou de painéis que abordaram o desmatamento, a rastreabilidade e o comportamento de consumidores em busca de produtos de menor impacto ambiental. Ele destacou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como ferramenta para conter o desmatamento na pecuária e apresentou a plataforma Siga o Rastro, voltada para promover escolhas mais conscientes pelos consumidores.

Desafios para a sustentabilidade no Brasil e no mundo

Durante um evento paralelo oficial da COP29, a AdT debateu, junto a outras ONGs e instituições como a Universidade de Wisconsin, estratégias para melhorar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil. “O controle da mudança de uso do solo, especialmente o desmatamento, é essencial para o país alcançar suas metas climáticas”, detalhou Burnier. Ele também reforçou a necessidade de acelerar a implementação do Plano ABC+, com destaque para protocolos como Carne Carbono Neutro e Carne Baixo Carbono.

Além disso, representantes da AdT discutiram o impacto da legislação europeia sobre rastreabilidade com entidades de Gana e Nigéria. A troca de experiências evidenciou os desafios enfrentados por países africanos, como a cadeia do cacau em Gana, cuja exportação é fortemente voltada para o mercado europeu.

Compromisso com o desmatamento zero

A Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, com mais de 30 anos de atuação, segue engajada na promoção de práticas sustentáveis que contribuam para o desmatamento zero. A ONG atua em parceria com governos e empresas, além de apoiar comunidades locais, para influenciar políticas públicas e privadas que favoreçam o desenvolvimento sustentável no Brasil.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.