Governo decreta emergência fitossanitária contra praga da mandioca
Mapa declara emergência fitossanitária em Amapá e Pará para conter praga da mandioca
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária nos estados do Amapá e do Pará devido ao risco de surto da praga quarentenária Rhizoctonia theobromae, também conhecida como "vassoura de bruxa" da mandioca. A medida, publicada na quinta-feira (30) por meio da Portaria nº 769, terá validade de um ano e tem como objetivo intensificar as ações de contenção da doença, evitando sua propagação para outras regiões produtoras.
Ameaça à produção de mandioca
A doença foi identificada pela Embrapa Amapá em 2024, nos plantios de mandioca das terras indígenas de Oiapoque. Os sintomas incluem seca e deformidade dos ramos, nanismo das plantas e proliferação de brotos fracos. Conforme a infecção avança, as folhas desenvolvem clorose, murcham e secam, levando à morte progressiva da planta.
A transmissão do patógeno pode ocorrer através de material vegetal contaminado, ferramentas de poda, solo e água. O transporte de plantas e produtos agrícolas entre regiões também representa um risco para a dispersão da praga, aumentando o potencial de infecção em novas áreas.
Mobilização e estratégias de controle
Na quarta-feira (29), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, reuniram-se com representantes da Embrapa e equipes técnicas para definir estratégias de defesa fitossanitária.
"Temos o melhor sistema de defesa agropecuária do mundo e trataremos essa situação com a máxima seriedade e agilidade", afirmou Fávaro.
Desde a confirmação da presença da praga no país, equipes compostas por profissionais do Mapa, Embrapa, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) e Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) estão conduzindo uma varredura na região afetada. Ações de contenção estão sendo implementadas nos focos identificados para minimizar o impacto da doença na produção local.
Criação de Comando Nacional de Emergência
Com a publicação da portaria, um Comando Nacional de Emergência será estabelecido para coordenar as ações de controle e erradicação da praga. O grupo será composto por instituições públicas federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada. A colaboração entre os diversos setores busca uma resposta rápida e eficaz para conter o avanço da doença.
A mandioca é um dos principais cultivos do Brasil, sendo essencial para a segurança alimentar e a economia de várias regiões. O surto da "vassoura de bruxa" representa uma ameça significativa, demandando ações imediatas para proteger a produção e evitar prejuízos aos agricultores.
COMENTÁRIOS