Cuidados com cavalos atletas ganham destaque em competições equestres
Veterinários destacam a importância da assistência técnica na preparação e recuperação de cavalos atletas em competições equestres no Brasil.

O retorno das competições equestres no Brasil tem aumentado a preocupação com o bem-estar e a saúde dos cavalos atletas. Esses animais são submetidos a intensos esforços físicos e necessitam de acompanhamento veterinário especializado para garantir alto desempenho e prevenção de lesões. Provas como Turfe, Três Tambores, Vaquejada e Salto exigem planejamento nutricional, manejo adequado e cuidados veterinários constantes.
A assistência técnica se inicia ainda antes das provas, com a avaliação dos sinais vitais dos equinos e a verificação da documentação obrigatória, como exames de anemia infecciosa equina e mormo, além da vacinação e Guia de Trânsito Animal (GTA). Durante os eventos, profissionais de medicina veterinária monitoram a condição física dos animais e prestam atendimento em casos de emergência.
"As ações de bem-estar nesse período dão melhores condições de atuação para estes animais, já que os equinos fazem grande esforço para atingir bons resultados desportivos", afirma Maria Amélia Salviano, coordenadora de marketing equinos da Vetnil.
Infraestrutura e confortoO alojamento dos cavalos também é um fator determinante para o seu desempenho. As baias são projetadas com lonas protetoras para evitar acidentes, e camas de serragem ou maravalha são disponibilizadas para oferecer maior conforto. A higienização do espaço é feita antes e após a passagem de cada animal, reduzindo riscos de contaminação e infecções.
"Recentemente, temos visto uma grande conscientização dos proprietários em relação ao conforto térmico de seus animais. Em locais muito quentes, implementam sombrites e até mesmo ventiladores nas baias para assegurar bem-estar aos cavalos", explica Orlando Filho, médico veterinário consultor em Equideocultura e Agronegócios pela EquiAgro.
Alimentação equilibradaA dieta balanceada é essencial para manter a saúde dos equinos e evitar problemas gastrointestinais. "A refeição tem de ser balanceada e de qualidade para evitar problemas gastrointestinais, como cólicas. O indicado é dosar a quantidade ofertada de rações concentradas. A dieta baseada em feno, alfafa e muita água é eficaz e evita a desidratação", explica Reinaldo de Campos, médico-veterinário da ABQM.
Transporte seguroOutro fator determinante é o deslocamento dos cavalos até os locais das competições. O estresse da viagem pode comprometer a saúde dos animais, tornando necessária uma atenção especial no trajeto. Em casos de contusões ou ferimentos, é essencial que o atendimento seja imediato, evitando complicações futuras.
"O transporte seguro do animal até o evento é essencial para evitar o estresse. Além disso, a manutenção de sua integridade física no transporte é imprescindível. Caso aconteça algum imprevisto, é preciso fazer o atendimento imediato de eventuais contusões, como limpeza de ferimentos e uso de antimicrobiano tópico, quando necessário", reforça Reinaldo de Campos.
Com um manejo adequado e a presença constante de profissionais especializados, o bem-estar dos cavalos atletas pode ser garantido, refletindo diretamente em seu desempenho durante as competições.
COMENTÁRIOS