"Um mundo sem vacas", documentário trata da sustentabilidade na agropecuária
O documentário "Um mundo sem vacas" investiga o impacto da pecuária no meio ambiente e destaca a necessidade de um debate baseado em dados científicos sobre sustentabilidade no setor agropecuário.

A sustentabilidade na agropecuária tem se tornado um tema cada vez mais debatido, impulsionado pela busca por soluções que equilibrem produção de alimentos e preservação ambiental. Para aprofundar essa discussão, o documentário "Um mundo sem vacas" foi lançado no final de 2024, trazendo uma investigação sobre o real impacto dos bovinos na economia, na nutrição humana e no meio ambiente.
Produzido pelos jornalistas Michelle Michael e Brandon Whitworth, o longa percorreu 40 países ao longo de três anos, incluindo Brasil, Estados Unidos e Índia, para compreender o papel dos bovinos sob diferentes realidades. O projeto contou com independência editorial e teve como ponto de partida uma questão central: seria o mundo melhor sem vacas?
O CEO da Alltech, Dr. Mark Lyons, idealizador do documentário, defendeu a importância de ampliar a discussão sobre o setor agropecuário com base em evidências científicas. "Com 'Um mundo sem vacas', queremos desencadear conversas significativas sobre o papel dos bovinos no mundo, desafiando suposições e encorajando as pessoas a olharem mais de perto para a ciência", afirmou Lyons.
Um estudo publicado na revista PLOS Climate em setembro de 2023 apontou que o sistema alimentar pode ser uma das mais poderosas ferramentas na luta contra as mudanças climáticas. Segundo o professor Benjamin Z. Houlton, coautor do estudo e reitor do College of Agriculture and Life Sciences da Universidade de Cornell, “o impacto da pecuária pode ser mitigado com estratégias avançadas de nutrição e manejo, aproveitando inovações tecnológicas”.
Lyons acrescenta que avanços na genética, nutrição e microbioma ruminal podem ser decisivos para reduzir emissões e aumentar a eficiência produtiva. "Nós apenas examinamos superficialmente o que é possível com tecnologias e estratégias de nutrição bovina", destacou o CEO da Alltech.
A importância da comunicação no agro
O protagonismo da agropecuária na discussão sobre sustentabilidade também reforça a necessidade de uma comunicação eficaz sobre o setor. Em reconhecimento a essa iniciativa, Mark Lyons foi homenageado na 14ª edição da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. A Alltech esteve entre as três empresas do segmento pecuário destacadas pelo relacionamento transparente e ágil com a imprensa.
Durante a premiação, Clodys Menacho, diretor comercial da Alltech Brasil, reforçou o compromisso da empresa em compartilhar informações baseadas em ciência. "A principal mensagem compartilhada pelos comunicadores presentes foi clara: enfrentamos a mesma tempestade e, embora alguns barcos estejam mais bem equipados que outros, nenhum pode prosperar sozinho", afirmou Menacho.
A iniciativa de promover um debate mais amplo sobre o setor agropecuário reflete a estratégia da Alltech desde sua fundação. O cientista e empreendedor irlandês Dr. Pearse Lyons, pai de Mark, sempre defendeu que "a ciência não precisa ser chata" e que a boa comunicação é essencial para impulsionar mudanças reais no setor agropecuário.
COMENTÁRIOS