Dia do Búfalo terá palestras e visitas técnicas na UFRGS
Evento técnico será realizado dia 25 de abril na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, com foco na produção e manejo de búfalos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizará, no próximo dia 25 de abril, a terceira edição do Dia do Búfalo, reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais da área na Estação Experimental Agronômica (EEA), em Eldorado do Sul (RS). A iniciativa é promovida pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), pela própria EEA e pelo Grupo de Estudos de Bubalinos (Gebu), com apoio da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu).
Com foco em temas técnicos, o evento abordará aspectos relacionados ao manejo nutricional, reprodução, sanidade e produção leiteira de búfalos, além de visitas técnicas ao rebanho mantido na estação experimental da universidade.
Projeto de ordenha será apresentado no evento
Um dos destaques do encontro será a apresentação do projeto piloto Tambo EEA, voltado exclusivamente à ordenha de búfalas. A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre a UFRGS e uma consultoria especializada em projetos para a pecuária leiteira.
“A empresa desenvolveu um projeto específico de sala de ordenha para búfalos, que será implementado na Estação Experimental”, explicou Vitória Di Domênico, uma das organizadoras. Atualmente, o rebanho da EEA conta com 42 búfalos, sendo que 20 fêmeas estarão em lactação até julho deste ano.
A produção de leite bubalino da UFRGS já integra a cadeia produtiva gaúcha. Segundo Desireé Möller, presidente da Ascribu, o rebanho da universidade compõe o quarto grupo produtor de leite de búfala fornecido ao Laticínios Kronhardt.
Durante o evento, Desireé participará de uma palestra em parceria com a universidade, abordando as contribuições da associação para a valorização da bubalinocultura no Rio Grande do Sul.
Pesquisa e extensão envolvem estudantes
Outro ponto de destaque será a participação ativa dos estudantes da graduação e da pós-graduação nas atividades do evento. A mesa redonda da manhã contará com alunos que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão com foco em diversas áreas da bubalinocultura.
“Esses estudantes atuam diretamente com o rebanho da Estação Experimental, seja com ênfase na produção leiteira, sanidade, reprodução ou nutrição”, afirma a professora Amanda Motta. A comissão organizadora inclui oito estudantes de graduação, cinco de pós-graduação, dois docentes, uma médica veterinária e um engenheiro agrônomo.
Programação prevê palestras e visitas à estação
A programação do evento inicia às 9h30 com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial será realizada pelo professor Rafael Dionello. Entre as palestrantes está a zootecnista Caren Ghedini, docente da UFRGS.
A tarde será dedicada a uma visita técnica à Estação Experimental, com foco na estrutura de produção de bubalinos. Serão abordados temas como nutrição, sanidade, reprodução, ordenha e qualidade do leite. O encerramento está previsto para as 16h.
COMENTÁRIOS