Seja bem-vindo
,29/04/2025

  • A +
  • A -

STF valida lei de Mato Grosso que protege produtores rurais

STF reconhece constitucionalidade de lei de Mato Grosso que protege produtores rurais contra cobranças retroativas de ICMS, nesta semana.


STF valida lei de Mato Grosso que protege produtores rurais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta semana, pela constitucionalidade da Lei nº 7.263/2000, do Estado de Mato Grosso. A legislação garante proteção a produtores rurais contra a cobrança retroativa de ICMS sobre exportações de produtos agrícolas.

Julgamento histórico para o agro de Mato Grosso

A decisão foi tomada no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3145. Por maioria dos votos, os ministros entenderam que a lei estadual é compatível com a Constituição Federal. O relator do processo foi o ministro Nunes Marques.

Proteção contra cobranças retroativas de ICMS

A Lei 7.263/2000 assegura que não sejam exigidos valores de ICMS sobre exportações de períodos anteriores à Emenda Constitucional 42/2003, que consolidou a não incidência do imposto sobre exportações.

Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a medida evita insegurança jurídica e prejuízos financeiros para o setor.

Manifestacão da Aprosoja-MT

Em nota, a Aprosoja-MT destacou que a decisão “é uma vitória da justiça e da legalidade”, ressaltando o papel da entidade na defesa dos direitos dos produtores. A entidade também enfatizou a importância da atuação conjunta entre setor produtivo e parlamentares estaduais.

Contexto da disputa jurídica

A ADI 3145 foi ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e questionava a competência do Estado para legislar sobre a matéria tributária. No entanto, o STF entendeu que a norma apenas disciplinou condições específicas de regularização fiscal, sem afronta à Constituição.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.